Tenho que vos pedir desculpas pela ausência pois não tenho tido muito tempo para actualizar os meus blogs. Em homenagem às minhas férias deixo-vos aqui duas receitas tipicamente algarvias.
Arroz de Lingueirão
Andava há muito tempo para fazer este arroz. O lingueirão também conhecido por canivetes, é um molusco vivalde de concha estreita e comprida e deve ser comprado vivo ( reage ao toque) o seu arroz é um prato típico do Algarve. Para quem nunca provou o bicho aqui fica o aviso que ou se gosta muito ou não. O lingeirão é um pouco rijo. É um pouco como o polvo se é muito cozinhado além de mingar, fica emborrachado e já não há nada a fazer.
Ingredientes:
- 1,5 de lingueirão
- arroz carolino
- 1 tomatinho pequeno
- 1 cebola grande picadinha
- 2 dentes de alho
- 1 ou 1/2 malagueta picadinha
- 1/2 colher de café de açafrão
- 1/2 colher de café de caril
- coentros picadinhos
Preparação:
Deixar os lingueirões em água e sal para deitar as areias com alguma antecedência. Cozê-los num tacho com água mais ou menos à altura dos mesmos até abrirem e deixá-los cozer mais uns dois minutos. Retirar os bichos das cascas e reservar a água. Cortar a parte do saco ou barriga apreveitando só as duas pontas (também podem deixá-los inteiros e quem quiser que tire a parte da barriga no prato ou podem comê-los inteiros). Fazer um refogado num tacho com a cebola, alho, malagueta. Quando a cebola começar a estalar juntar o tomate deixar refogar mais um pouco derretendo bem o tomate. Adicionar a água da cozedura do lingeirão o caril e o açafrão. Quando a água ferver adicionar o arroz, quando este estiver cozido misturar o lingeirão e os coentros.
O meu arroz ficou um pouco mais amarelo que o normal porque abusei das especiarias mas por isso aconselho a usarem só meias colheres destes ingredientes pois o seu sabor deve ser subtil.
Xarém de Berbigão
Ingredientes:
- 1 kg de berbigão
- 3 tirinhas de toucinho cortado em pedacinhos
- 2 a 3 tirinhas de bacon fumado cortadas em pedacinhos
- 2 fatias de presunto também cortado e demolhado senão fica muito salgado
- rodelas de chouriço
- 200 grs de farinha de milho
- 1 dl de vinho branco
- sal e pimenta
- coentros picados (facultativo)
Preparação:
Lave os berbigões e meta-os em água e sal para libertar as impuresas mas se forem depurados basta lavá-los. Coza-os num tacho com água até abrirem. Retire-os das cascas e reserve a água passando-a primeiro por um passador fino. Frite as carnes em lume brando. Adicione o vinho à agua da cozedura e leve ao lume deixando ferver um pouco. Peneire a farinha para a o tacho fora do lume para não encaroçar. leve novamente ao lume mexendo de vez em quando até estar cozida e ter a consistência pretendida. Misture os berbigões e as carnes guardando um pouco para enfeitar o prato.
Sugestão: Experimentem a subestituir o berbigão por ameijoa ou conquilha.