segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Calzone


Tinha alguns ingredientes abertos no frígorifico que precisava de gastar. Pensei em fazer pizza, mas saíu esta calzone.
A massa de pizza nunca me saía bem, até que descobri a massa do Jamie Oliver no livro "Jamie em Itália". Tem receitas fantásticas para quem é fã de comida italiana. O recheio faço à minha maneira consoante o que tenho no frigorifico ou os nossos gostos, e por isso não vou entrar em grandes promenores. Para uma boa pizza é preciso uma boa massa, um bom molho e um bom queijo, eu gosto de utilizar mozarella fresca, aquela que vem em bola ( de boa qualidade) e alguma mozarella ralada. Para o recheio é só dar asas à imaginação.

Massa para pizza para 8 pizzas pequenas (eu usei 1/4 para uma calzone grande e um pão de alho)

Ingredientes:
- 800g de farinha de trigo
- 200g de sémula de trigo
- 1 colher de sopa de sal
- 14g de fermento seco
- 1 colher (sopa) de açúcar refinado
- 650ml de água morna

Preparação: Primeiro mistura-se a água morna, o açúcar e o fermento numa vasilha e deixe descansar um pouco.

Enquanto isso, na nossa superfície de trabalho, misturamos a farinhas e o sal e fazemos um monte com um furo no meio (eu costumo chamar de "fazer um vulcão"). Dentro do furo, despejamos agora a água com fermento e mexemos aos poucos com um garfo ou com as mãos, até que a farinha fique bem saturada. Feito isto, é hora de trabalhar a massa com as mãos enfarinhadas. Vamos amassar até que os ingredientes sejam incorporados pela massa - ela vai ficar no ponto quando despegar das mãos.

Formamos agora uma bola de massa e após "batermos na massa" por 10 minutos (isto é, 10 minutos de estica-puxa-amassa) e depois deixamos descansar por 15 minutos, enfarinhada e coberta com um filme plástico.

Quando tiver passado o tempo de descanso dividimos a massa em pedaços mais pequenos e salpicamos farinha no pedaço de massa e na superfície de trabalho e vamos abrir a massa em um disco fino, cerca de 0,5 cm de espessura (usar um rolo da massa).

Molho de tomate:
- 1 dente de alho picado
- mangericão fresco ( só as folhas)
-1 lata  grande de tomate pelado ( eu uso tomate cortado em pedaços com mangericão e oregãos da "Guloso")
- sal e pimenta preta moida na altura
- azeite


Preparação:
Numa frigideira deite um fio de azeite e o alho. Quando o alho estiver de cor dourada, deite o tomate, o mangericão, o sal e a pimenta e deixe cozinhar em hume brando. Se necessário passar com a varinha.

Sem comentários: