domingo, 23 de janeiro de 2011

Quiche de Atum e salada Coleslaw

                           

Talvez não seja um prato que apetece num dia frio como o de ontem, mas tinha uns ovos a sair do prazo de validade e uma base de massa folhada que também precisava de ser consumida. Como gosto de acompanhar a quiche com salada e não tinha alface mas sim um repoulho a rebolar no frigorifico saiu esta salada tipicamente americana que eu gosto bastante. Esta quiche é das minhas preferidas e é muito boa para servir de prato principal, deve-se comer quente ou morna.



Quiche de Atum

1  massa folhada para a base
1 lata de atum
1 alho francês cortado às rodelas
3 ou 4 ovos ( depende do tamanho da forma)
1 pacote de natas
1 noz de margarina
6 rodelas de tomate muito finas
sal e pimenta q.b.
tomilho, mangericão e oregãos de preferência ervas frescas picadinhas (opcional)

Preparação:

Começa-se por alourar o alho francês com a margarina em lume brando para não queimar. Põe-se a massa folhada na forma. Faz-se uma cama com o alho francês, por cima o atum previamente escorrido e depois os ovos previamente batidos com as natas, o sal e a pimenta. Por cima distribui-se as rodelas de tomate e por fim as ervas aromaticas picadinhas. Atenção que se a forma for muito alta pode acontecer as rodelas de tomate irem ao fundo, para evitá-lo dá-se uma cozedura primeiro na quiche e só depois se põe o tomate  e deixa-se assar por cima.
Sugestão: pode-se misturar camarão cozido picado grosseiramente

Salada  Coleslaw

1 repoulho de couve branca (pode-se usar couve rouxa ou mistura das duas)
1 cenoura
1 cebola pequena ou média
1 colher de sopa de maionese
2 colheres de sopa de natas
umas gotas de vinagre ou limão (eu uso vinagre)
sal

Preparação:

Tira-se as folhas de fora à couve aproveitando-se aquelas mais junto ao talo. Corta-se a couve em juliana. rala-se a cenoura grosseiramente e corta-se a cebola em meias luas muitissimo finas. Mistura-se as natas a maionese, o vinagre e o sal.
Sugestão: Pode-e  misturar maçã ralada e frutos secos como sultanas. Também pode-se substituir as natas por iogurte para ficar menos calórico.

Sem comentários: