domingo, 23 de janeiro de 2011

Lulas Recheadas com Bacon, Camarão e Alho Francês

                                         
Já fiz esta receita à duas semanas por isso espero de não me esquecer de nenhum ingrediente. Andava no supermercado à procura de qualquer coisa para o jantar pois não me apetecia nada do que tinha em casa e também não encontrava nada que me agradasse. Bem, estava naqueles dias que nada nos agrada e já estava no parque de estacionamento para voltar para casa e desenrrascar qualquer coisinha, quando voltei para trás para ir comprar  lulas  a unica coisa de jeito que tinham na peixaria. Há já algum tempo que me apeteciam lulas recheadas, já tinha feito uma vez lulas recheadas com alho francês camarão e caju  e ficaram ótimas para quem gosta  de agridoce. Mas desta vez tinha de fazer algo menos sofisticado já que os garotos tinham de comer. Depois duma pesquisa rápida na internet não encontrei nenhuma receita que me agradasse ou que eu achasse que iria agradar aos meus filhos. Então decidi improvisar . Chamo  a atenção para a  grande dificuldade que tenho em pôr as quantidades pois eu faço tudo a olho e espero que adaptem as quantidades conforme o vosso gosto pessoal ou as vossas necessidades.

Ingredientes:
  • 6 lulas frescas médias/grandes
  • 1 cebola
  • 1 alho
  • 1 alho francês  ou 1/2 se fôr grande
  •  2 fatias bacon cortado aos quadradinhos pequenos
  • 250g de camarão cozido cortado em pedaços pequenos
  • miolo de duas carcaças
  • azeite
  • 1/4 tomate de lata ou tomate fresco equivalente
  • vinho branco
  • sal e pimenta q.b.
Preparação:
  1. Depois das lulas arranjadas, corta-se  os tentacúlos e as asas miudamente e reserva-se.
  2. Tira-se o miolo às carcaças e põem-se de molho em leite.
  3. Refoga-se o alho francês com o bacon e o azeite, junta-se as lulas e o camarão deixa-se cozinhar.
  4. Escorre-se o miolo de pão, junta-se ao preparado.Tempera-se a gosto e apaga-se o lume.
  5. Enche-se as lulas e fecha-se com um palito
  6. Faz-se um refogado com azeite, cebola e alho e o tomate. Junta-se um pouco de vinho branco e deixa-se evaporar. Se preferirem passem o molho com a varinha (eu passei por causa das crianças mas não derreti exageradamente).
  7. Junta-se as lulas e deixa-se estufar. Se necessário acrescentem mais um pouco de vinho.
  8. Serve-se com arroz branco
Sugestão: Se cozerem o camarão em casa podem pôr um pouco da água do camarão na cozedura das lulas.

Sem comentários: